Enoturismo - A Festa do Vinho e das Vindimas
 

A Festa do Vinho e das Vindimas que se realiza anualmente no 2.º fim-de-semana de Outubro é um espaço privilegiado de divulgação de artes e ofícios tradicionais ligados à vitivinicultura. O desfile etnográfico, que ocorre no último dia dos festejos, recria uma história rica em termos culturais, representando todo o processo da cultura da vinha e do processo de fabrico do vinho.

A cestaria, a latoaria e a tanoaria são actividades artesanais relacionadas com a vitivinicultura e que, embora em vias de extinção, continuam a ser praticadas por alguns artesãos na região de Bucelas, também eles presentes na Festa do Vinho e das Vindimas, onde dão a conhecer aos visitantes e sobretudo às novas gerações as suas artes, que resistem às inovações dos tempos modernos.

Estes empreendimentos, além de assumirem uma importância vital no desenvolvimento socioeconómico de Bucelas, contribuem para a preservação da autenticidade do seu património cultural, ao mesmo tempo que ajudam no combate à desertificação.

 
  geral@confrariadoarinto.com       Rua Vasco da Gama, n.º 32    2670 - 633      Tel 21 969 41 09