Loures - Áreas
 

Com uma área aproximada de 168 Km2 e uma população de cerca de 200 000 habitantes, o concelho de Loures é, actualmente, constituído por 18 freguesias. Podemos considerar que o município está dividido em três grandes áreas:

- a rural, para o norte, compreendendo as freguesias de Lousa, Fanhões, Bucelas, Santo Antão do Tojal e S. Julião do Tojal;

- a urbana, a sul, abrangendo as freguesias de Frielas, Loures e Santo António dos Cavaleiros;

- a industrial, a oriente, de que fazem parte as freguesias de Apelação, Bobadela, Camarate, Moscavide, Portela, Prior Velho, Sacavém, Santa Iria de Azóia, S. Julião da Talha e Unhos.

O concelho de Loures foi criado em 1886, por Decreto Real de 26 de Julho, na sequência da extinção do concelho de Santa Maria dos Olivais. A 19 de Novembro de 1997, sete freguesias do sudoeste do concelho secederam para formar o concelho de Odivelas.

A área a que pertence o concelho esteve sempre ligada à evolução da cidade de Lisboa e do seu termo. A fertilidade das terras, a abundância das águas e a pureza dos ares fizeram com que muitos monarcas e nobres elegessem estas terras como locais de lazer, de descanso, e de fuga às doenças e pestes, como testemunham as inúmeras quintas aqui existentes. As quintas confirmam, sobretudo, a importância deste termo que os reis iam distribuindo, também, como forma de exercer mais eficazmente os seus poderes, a exploração das terras e o pagamento de impostos. Loures foi palco de confrontos entre liberais e miguelistas, em 1883. Em 4 de Outubro de 1910 foi aqui hasteada a bandeira nacional pela primeira vez, acto que antecipou por breves horas a proclamação oficial da República em Portugal.

 
  geral@confrariadoarinto.com       Rua Vasco da Gama, n.º 32    2670 - 633      Tel 21 969 41 09