Produção - Produção Vitivinicola
 
Desde tempos remotos que Bucelas é conhecida pelos seus vinhos. Sabe-se que já os fenícios e, mais tarde, os romanos, cultivavam aqui a vinha. Numa crónica sobre a descoberta do caminho marítimo para a Índia, os marinheiros de uma das naus, à chegada a Portugal, comemoram a vitória com este vinho. Mais tarde é o Marquês de Pombal a interessar-se pelas castas de Bucelas. Neste ponto, existe algum desacordo entre os estudiosos. Há quem defenda que foi o Marquês de Pombal que, com a finalidade de valorizar a cultura da vinha, importou algumas castas do Reno. Outros autores, pelo contrário, defendem que as castas do Reno são originárias de Portugal e que teriam sido transportadas para a Alemanha pelos Cruzados teutónicos, de regresso da Terra Santa.

Mas é com as Invasões francesas que o vinho de Bucelas adquire verdadeira projecção internacional. Wellington, no regresso das campanhas de Portugal, introduziu-o na corte de Jorge III. Este rei que sofria de uma doença grave utilizou-o como forma de tratamento, conforme hábito antigo da coroa inglesa. No tempo de Shakespeare, era conhecido pelo nome de Lisbon Hock (vinho branco de Lisboa).
 
Em 1911 foi criada a Região Demarcada de Bucelas, que abrange, além da sede da freguesia, as povoações de Charneca, Vila de Rei, Bemposta, Catadouro, Santo Aleixo, Vila Nova, Chamboeira, Freixial, Pintéus e Fanhões.

As vinhas desta Região Demarcada situam-se, na sua maioria nos vales e em terrenos argilo-calcários e beneficiam de um microclima específico (muito frio no Inverno e com elevada humidade), que lhe confere propriedades únicas e lhe dá um sabor leve e ligeiramente ácido, suavemente perfumado e com um teor alcoólico de 11%. As principais castas utilizadas são a arinto, esgana-cão, rabo-de-ovelha e sercial.

Desde os fenícios e dos romanos aos nossos dias, o vinho de Bucelas tem evoluído ao nível de técnicas, castas e tecnologias, sendo por muitos considerado um dos melhores vinhos do País.

 
  geral@confrariadoarinto.com       Rua Vasco da Gama, n.º 32    2670 - 633      Tel 21 969 41 09